Em setembro e outubro de 2007 um grupo de alunos do curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba (Uniube), sob orientação do professor André Azevedo da Fonseca, criaram o Grupo de Estudo em "Comunicação e Cultura Política". Nessas reuniões os estudantes discutiram os conceitos de "cultura política", "mitologias políticas" e "antropologia política", além de questões relacionadas à história regional, tal como os movimentos separatistas do Triângulo Mineiro. Todos os temas eram relacionados à pesquisa do professor no âmbito do Mestrado em História (Unesp).
O grupo criou o blog http://comunicacaoeculturapolitica.blogspot.com e ajudou a organizar guerrilhas virtuais de protesto político, o que resultou na criação de um novo blog para estimular o envio de e-mails (http://www.quemamabloqueia.blogspot.com). No entanto, em 2008 o grupo se desfez, pois o professor se afastou das aulas para se dedicar ao doutorado.
Em 2009, com o retorno do professor, algumas disciplinas do curso foram fertilizadas pelas novas ideias sobre imaginários sociais que André Azevedo trouxe de suas pesquisas no doutorado. Essas discussões rapidamente se materializaram em uma intensa produção midiática, de modo que seis trabalhos ficaram entre os finalistas da Expocom Sudeste 2009 e foram apresentados no XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, no Rio de Janeiro. A fotonovela “Em busca de Respostas” conquistou o 1º lugar da sua modalidade na Categoria “Áreas Emergentes” e está concorrenda na etapa nacional. Todos os trabalhos foram acompanhados por papers que foram publicados nos anais do evento.
A discussão sobre imaginários foi estabelecida sobretudo nas disciplinas “Novas Teorias da Comunicação”, “Jornalismo Especializado” e “Projetos em Rádio”, tendo como base a bibliografia estabelecida pelo professor, que foi incorporada aos planos de ensino. Os alunos de Novas Teorias estudaram Ervin Goffman (1996) e estão produzindo projetos de pesquisa a serem apresentados no 1º Seminário de Comunicação e Imaginários Sociais da Uniube, previsto para 22 de junho de 2009. Os alunos de Jornalismo Especializado estudaram imaginários políticos através de textos do próprio professor e realizaram em sala de aula o seminário “Estado Espetáculo", baseado na obra de Roger-Gerárd Schartzemberg (s/d). Por fim, alunos de “Projetos em Rádio” estudaram métodos de história oral e produziram uma adaptação radiofônica de alguns textos do livro “Resgate Cultural: por entre os labirintos da memória” (UFTM, 2009), que reconstitui histórias do imaginário popular. Essas radionovelas foram apresentadas no 2º Simpósio Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários da UFTM, no dia 15 de maio de 2009.
Em maio de 2009, por iniciativa dos próprios alunos, foi criado oficialmente, no âmbito do Programa Institucional de Atividades Complementares (PIAC), o Grupo de Estudo em Comunicação e Imaginários Sociais para discutir as novas idéias que Fonseca investigava na etapa final do doutorado. Além do estudo da bibliografia indicada, o grupo pretende produzir pesquisas originais que deverão ser submetidas ao XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a ser realizado em setembro de 2009 na cidade de Curitiba.
Breve histórico do grupo de estudos Imagicom
31 de maio de 2009
0 comentários:
Postar um comentário