Pesquisador do Imagicom apresenta trabalho em congresso na Sorbonne

O professor e pesquisador da Universidade de Uberaba (Uniube), André Azevedo da Fonseca, foi convidado para participar do Journee Du Ceaq, um congresso anual realizado na Universidade Paris V (Sorbonne) que reúne cientistas sociais interessados no estudo dos imaginários.

O professor, que atualmente se dedica ao doutorado em História Cultural na Unesp, vai participar de uma mesa-redonda no Centre d'Étude sur l'Actuel et le Quotidien, onde pesquisadores franceses e brasileiros discutirão a criação imaginária de espaços simbólicos nas cidades. “Vou falar particularmente sobre o empenho das elites uberabenses dos anos 1940 em criar a imagem de uma metrópole elegante e sofisticada em uma cidade semirrural do interior brasileiro”, explica o pesquisador, que coordena o Grupo de Estudo em Comunicação e Imaginários Sociais na Uniube.

Ele observa que o estudo dos imaginários sociais pode contribuir para a compreensão das relações simbólicas que favorecem a concentração do prestígio e do poder a um número reduzido de figuras políticas. O congresso será realizado nos dias 18 e 19 de junho, em Paris. A programação do evento está disponível no site do Centre d'Étude sur l'Actuel et le Quotidien, da Universidade de Sorbonne.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Imagicom

Grupo de Estudo Interdisciplinar se dedica à investigação dos diálogos e conflitos entre os meios de comunicação e os imaginários sociais. Os grupo se divide em dois eixos temáticos. "Imaginários Políticos" e "Imaginários Sociais".