O professor e pesquisador da Universidade de Uberaba (Uniube), André Azevedo da Fonseca, foi convidado para participar do Journee Du Ceaq, um congresso anual realizado na Universidade Paris V (Sorbonne) que reúne cientistas sociais interessados no estudo dos imaginários.
O professor, que atualmente se dedica ao doutorado em História Cultural na Unesp, vai participar de uma mesa-redonda no Centre d'Étude sur l'Actuel et le Quotidien, onde pesquisadores franceses e brasileiros discutirão a criação imaginária de espaços simbólicos nas cidades. “Vou falar particularmente sobre o empenho das elites uberabenses dos anos 1940 em criar a imagem de uma metrópole elegante e sofisticada em uma cidade semirrural do interior brasileiro”, explica o pesquisador, que coordena o Grupo de Estudo em Comunicação e Imaginários Sociais na Uniube.
Ele observa que o estudo dos imaginários sociais pode contribuir para a compreensão das relações simbólicas que favorecem a concentração do prestígio e do poder a um número reduzido de figuras políticas. O congresso será realizado nos dias 18 e 19 de junho, em Paris. A programação do evento está disponível no site do Centre d'Étude sur l'Actuel et le Quotidien, da Universidade de Sorbonne.
Pesquisador do Imagicom apresenta trabalho em congresso na Sorbonne
31 de maio de 2009
0 comentários:
Postar um comentário