Dia do professor: uma crítica necessária



Inscreva-se  http://bit.ly/canaldoAndre

Sociedade sem escolas http://bit.ly/1mEFa7V
Site: http://www.andreazevedodafonseca.com 
Facebook: http://www.facebook.com/azevedodafonseca
Twitter: http://www.twitter.com/azevedofonseca

Os pais não têm tempo para as crianças e exigem que os professores assumam toda a responsabilidade pela educação de seus filhos. Professores de escolas particulares são orientados a tratar pais e alunos como clientes. E clientes sempre têm razão. Mas os pais e alunos não se veem apenas consumidores, eles se sentem patrões dos professores. E cobram metas e resultados como um gerente de loja de departamento.

Professores da rede pública sofrem na carne as mesmas ameaças e agressões físicas que os alunos sofrem em casa ou na rua. Eles estão cansados, deprimidos, irritados, desiludidos. Sentem medo, raiva e vergonha.

Professores têm que trabalhar três turnos para sustentar a família. De manhã em uma escola. De tarde em outra, e à noite, em casa, quando outros trabalhadores descansam, professores trabalham na escrivaninha. Sessenta, setenta, oitenta horas por semana. Sábados, domingos e feriados.

É verdade. O trabalho de estudar, planejar aulas, preparar e corrigir cem, duzentas, trezentas provas, preencher diários e revisar os exercícios dos alunos raramente é remunerado. E quando o professor recebe por esse trabalho, é um valor irrisório, desproporcional.

Muita gente acha que professor só deve ser pago pelas horas de trabalho dentro de sala de aula. E não precisa receber pelas horas extras de trabalho fora de sala de aula. O salário dos professores não é condizente com as exigências que a sociedade impõe ao seu trabalho.

Para exercer o seu trabalho de ensinar, os professores precisam comprar livros, assinar jornais e revistas, ir ao teatro, frequentar o cinema, viajar, participar de congressos. Precisam de tempo para estudar as novidades na sua área, pesquisar, escrever, publicar. E precisam de tempo para cuidar dos filhos, passear, namorar, descansar. E em geral, professores não tem tempo para isso.

---

palavras-chave: dia do professor, dia dos professores, mensagem dia do professor, dia do professor 2014, mensagens dia do professor, mensagem para o dia do professor, mensagem dia dos professores, mensagem para o dia dos professores, feliz dia do professor, feliz dia dos professores, mensagens para o dia do professor, mensagem do dia do professor, frases dia do professor, frases para o dia do professor, mensagens para o dia dos professores, mensagem do dia dos professores, frases para o dia dos professores

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Imagicom

Grupo de Estudo Interdisciplinar se dedica à investigação dos diálogos e conflitos entre os meios de comunicação e os imaginários sociais. Os grupo se divide em dois eixos temáticos. "Imaginários Políticos" e "Imaginários Sociais".